sexta-feira, 27 de abril de 2012

4º Congresso Nacional do PT: assumindo nas diretrizes do partido a pluralidade da Sociedade Brasileira



O Partido dos Trabalhadores realizou em setembro de 2011 seu 4° Congresso, convocado para uma reforma estatutária que atualizasse a estrutura partidária à luz da nossa experiência, de nossos êxitos, e dos desafios a superar. Grandes debates fizeram do Congresso Nacional do PT um momento de avanço na formatação do projeto de país diante de uma Sociedade plural por excelência. Destacamos a seguir alguns pontos importantes:

AGRICULTURA - Os oito anos de governo do presidente Lula e este início de governo da presidenta Dilma levaram a cabo importantes transformações nesta estrutura, com o reforço do apoio à agricultura familiar além do fortalecimento do MDA e do INCRA, e a criação de um conjunto de políticas públicas permanentes.

JUVENTUDE -  A questão da juventude deve ser compreendida como uma questão estratégica e não meramente como política setorial. Devemos redobrar nossa capacidade de estabelecer vínculos políticos e ideológicos com as novas gerações, através dos movimentos sociais, do partido, dos governos e mandatos parlamentares, disputando-as fortemente para as idéias e práticas vinculadas à luta democrática e à construção do socialismo.

MULHERES - Eleger uma mulher presidenta, com a história de vida e de luta da companheira Dilma, significou uma virada histórica e cultural, num país ainda marcado por preconceitos, discriminações, racismo, e hegemonizado pelo machismo. De fato, embora as mulheres sejam mais de metade da população brasileira, não chega a 10% a participação feminina no Congresso Nacional. As mulheres têm escolaridade superior à dos homens, mas recebem menores salários. A cada vinte e quatro segundos uma mulher é vítima de agressão. Para as mulheres negras a soma da discriminação de gênero, raça e classe social revela que estas são submetidas a trabalhos domésticos precários, baixa remuneração, violência e abuso sexual, e o abandono que as obriga a assumirem o sustento de suas famílias. Por contrariar interesses tão arraigados na nossa sociedade e na nossa cultura política, a conquista do financiamento público de campanha e do voto em lista, com paridade na representação de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário